lugar do texto

Revisão de textos académicos, literários e técnicos
Produção de conteúdos de escrita
(letras de canções, slogans publicitários, discursos de homenagem, biografias, etc.)

VERA DE VILHENA
(autora, revisora de texto, coordenadora de oficinas de escrita criativa, vencedora do Prémio Revelação APE/Babel)

DESEJA FAZER UMA EDIÇÃO DE AUTOR OU ENVIAR UM ORIGINAL PARA UMA EDITORA? LEMBRE-SE DE QUE NÃO HÁ UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE PARA CAUSAR UMA PRIMEIRA BOA IMPRESSÃO... NÃO SE PRECIPITE E CUIDE DA REVISÃO DA SUA OBRA COM A "LUGAR DO TEXTO"



"Uma grande surpresa, tanto na composição como na escrita. Compôs e escreveu duas canções que me assentam como uma luva. Fonte de delicadeza e elegância, assim defino a Vera de Vilhena, como pessoa e como artista."
RITA GUERRA

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Aceitar/aceitado

Hoje deixo aqui uma modesta aula de gramática, para esclarecer um erro muito comum, que denota alguma confusão:

O que faz decidir se é MORTO ou MATADO, ACEITE ou ACEITADO são os verbos SER e TER.

Exemplo 1
O valor FOI PAGO a dobrar. Se eu TIVESSE pagado menos, o valor SERIA PAGO com justiça. TENDO PAGADO em excesso, senti-me revoltada.

Exemplo 2
Obrigada por TER ACEITADO o meu convite. Estou feliz pelo facto de o meu convite TER SIDO/SER ACEITE. Se não o TIVESSE ACEITADO, eu ficaria desiludida.

Exemplo 3
O homem FOI MORTO num beco escuro. Se ninguém o TIVESSE MATADO, ainda estaria vivo. Se TIVESSE SIDO (SER) MORTO na praça, o assassino TÊ-LO-IA MATADO sob maior risco. Anos mais tarde, descobri que ele FORA MORTO por TER MATADO a pessoa errada...

É um erro recorrente, todos o cometemos, até os pivots e colunistas em jornais, porque receamos, talvez, cometer um erro infantil, inconscientemente, e, por excesso de zelo, dizemos coisas como "obrigado por ter aceite" e está incorreto, pois o verbo TER na frase obriga ao uso do "ado".

Sem comentários:

Enviar um comentário