lugar do texto
Revisão de textos académicos, literários e técnicos
Produção de conteúdos de escrita
(letras de canções, slogans publicitários, discursos de homenagem, biografias, etc.)
VERA DE VILHENA
(autora, revisora de texto, coordenadora de oficinas de escrita criativa, vencedora do Prémio Revelação APE/Babel)
DESEJA FAZER UMA EDIÇÃO DE AUTOR OU ENVIAR UM ORIGINAL PARA UMA EDITORA? LEMBRE-SE DE QUE NÃO HÁ UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE PARA CAUSAR UMA PRIMEIRA BOA IMPRESSÃO... NÃO SE PRECIPITE E CUIDE DA REVISÃO DA SUA OBRA COM A "LUGAR DO TEXTO"
"Uma grande surpresa, tanto na composição como na escrita. Compôs e escreveu duas canções que me assentam como uma luva. Fonte de delicadeza e elegância, assim defino a Vera de Vilhena, como pessoa e como artista."
RITA GUERRA
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Jane Austen
Eis o anel de Jane Austen que, neste Verão, foi leiloado pela Sotheby's - vão-se os anéis, fiquem os livros!
O valor foi de 20/30 mil euros - não sei se se vendeu - com esta nota deliciosa assinada por Eleanor Auster para a sua sobrinha Carolina:
“My dear Caroline. The enclosed Ring once belonged to your Aunt Jane. It was given to me by your Aunt Cassandra as soon as she knew that I was engaged to your Uncle. I bequeath it to you. God bless you!”
terça-feira, 30 de outubro de 2012
Prémio PEN Clube Narrativa
Não há dúvida de que, quando escrevemos sobre nós mesmos, confessando e partilhando aquilo que vivemos, os tempos e lugares por nós percorridos, a escrita se torna verdadeira e, em boa hora, reconhecida. Muitos parabéns, querida Rita Ferro, por este prémio!
Foi com surpresa e “imensa alegria” que Rita Ferro recebeu a notícia de que o seu livro A Menina é filha de quem? venceu o Prémio Pen Clube Português de Narrativa para livros publicados em 2011. Maria Filomena Molder venceu na categoria Ensaio, Fernando Guimarães na Poesia e Pedro Vieira na Primeira Obra de romance.
Para ler o resto do artigo no Jornal PÚBLICO, clique AQUI
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
10 CONSELHOS IRÓNICOS A UM JOVEM ESCRITOR
(Por MANUEL ALBERTO VALENTE, director editorial da Porto Editora, em Lisboa)
«1. Nunca mande o seu original pelo
correio. Entre os 36.427 originais que chegam todos os meses às editoras, o seu
vai certamente ficar perdido dentro de um armário e merecerá apenas, alguns
meses depois, uma simpática carta de três linhas a explicar que “por imperiosas
razões de equilíbrio editorial”…
2. Não mande
nunca o seu original por e-mail.
Você acha que um editor vai gastar várias dezenas de folhas de papel A4 para
imprimir cada um dos originais que recebe?
3. Não diga nunca que o seu original vai modificar (ou
revolucionar) a literatura portuguesa. As feiras de saldos estão cheias de
livros que se apresentaram com esse propósito – e os editores não esquecem.
4. Saiba procurar uma editora adequada àquilo que escreveu e
suficientemente pequena para reparar em si – a maior parte das outras tem à
porta, como nos hotéis, um letreiro que diz “completo”. Não é fácil arranjar um
quarto livre…
5. Procure, se possível, a ajuda de um “notável”. Se o seu
original vier “recomendado”, é evidente que as hipóteses aumentam.
6. Nunca diga que está disposto a partilhar os custos da edição.
Isso é quase sempre sinónimo de que o seu original é mau…
7. Apresente um currículo escrito em português decente. Se logo
no currículo diz que escreve “à vários anos”, nenhum editor o vai levar a
sério.
8. Nunca diga que é discípulo do Lobo Antunes ou do Saramago.
Bastam os originais.
9. Não mande poemas em que “amor” rima com “dor” e “saudade” com
“idade”. Candidate-se antes aos Jogos Florais da câmara mais próxima.
10. E sobretudo não diga que quer ser publicado amanhã, nem fale
em rebuscados planos de promoção. Espere humildemente pela sua vez.»
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Livros
Deixo aqui um pequeno filme que mostra o processo de nascimento dos livros numa tipografia tradicional, em Leeds, Reino Unido. O encanto e a arte dos livros, no seu melhor...
The Birth of a Book
sábado, 29 de setembro de 2012
João de Deus
grammatica rudimentar
Aquelle Manuel do Rego
É rapaz de tanto tino
Que em lirio põe sempre y grego,
E em lyra põe i latino!
E como a gente diz ceia
Escreve sempre ceiar;
Assim como de passeia
Tira o verbo passeiar!
Nunca diz senão peior
Não só por ser mais bonito,
Mas porque achou num auctor
Que deriva de sanskrito.
Escreve razão com s,
E escreve Brasil com z:
Assim elle nos quizesse
Dizer a razão porquê!
Também como diz - eu soube
Julga que eu poude é correcto:
Temo que a morte nos roube
Rapazinho tão discreto!
É um gramático o Rego!
É um purista o finorio...
Se Camões fallava grego,
E o Vieira latinorio!
Que em lirio põe sempre y grego,
E em lyra põe i latino!
E como a gente diz ceia
Escreve sempre ceiar;
Assim como de passeia
Tira o verbo passeiar!
Nunca diz senão peior
Não só por ser mais bonito,
Mas porque achou num auctor
Que deriva de sanskrito.
Escreve razão com s,
E escreve Brasil com z:
Assim elle nos quizesse
Dizer a razão porquê!
Também como diz - eu soube
Julga que eu poude é correcto:
Temo que a morte nos roube
Rapazinho tão discreto!
É um gramático o Rego!
É um purista o finorio...
Se Camões fallava grego,
E o Vieira latinorio!
(in "Campo de Flores", JOÃO DE DEUS, 1896)
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Escrita Criativa
![]() |
Imagem: ART WEDNESDAY, "Changing Seasons" |
O Outono
na ponta dos dedos
por Vera de Vilhena
Unidos no amor à escrita e aos livros, celebrando
o S. Martinho e o outono, num ambiente acolhedor.
Venha experimentar!
10 e 11 de Novembro
Horário: das 10h00 às 18.00
(13.00 - 14.30 pausa para almoço)
Inscrições: 261 860 464 | 969 014 394
Email: geral.bgl@gmail.com
Ericeira
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